Notícias

Estado leva Ação de combate à covid-19 a Gurupi

17/06/2020 - Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

Diante da flexibilização e abertura do comércio, visando facilitar e ofertar o acesso à informação de cunho educativo, relacionados à prevenção e ao controle da transmissão da Covid-19, a Ação Educativa do Governo do Estado foi realizada nesta terça-feira, 16, na cidade de Gurupi. 

Durante a operação foram visitados 52 estabelecimentos dos segmentos de  roupas, calçados, construção civil, produtos agropecuários, concessionárias de veículos e lojas de bicicletas. A visita da equipe tem o objetivo de levar informações aos estabelecimentos. 
Na abordagem são discutidos assuntos relacionados a proteção individual e coletiva. Foram repassadas orientações sobre o manuseio e higienização de máscaras, a importância do uso de água, sabão e álcool, o distanciamento em filas e a importância do isolamento social. 

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, com as ações do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Administração (Secad) vem desenvolvendo em conjunto com diversos órgãos do Executivo Estadual, ação como esta, percorrendo as três maiores cidades do Estado (Palmas, Araguaína e Gurupi). “É recomendação do governador Mauro Carlesse para realizarmos essas ações com caráter educativo, por meio das equipes de servidores  orientando proprietários de estabelecimentos comerciais e à população. Com clareza e com zelo à vida das pessoas, conseguimos esclarecer e alertar sobre os cuidados para evitar diversos prejuízos acarretados pelo Coronavírus”, pontua o secretário da Administração, Bruno Barreto. 

O responsável da ação em Gurupi, Gustavo Esperandio, diretor do Núcleo do Procon naquele município, destaca que o momento serve também como troca de aprendizado. “Com essas visitas, além de verificar as adequações dos estabelecimentos e, se estão de acordo com as normas, trocamos informações importantes, tanto para os profissionais que precisam trabalhar, quanto para a equipe de agentes envolvidos no combate a pandemia", frisou.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, a cidade de Gurupi possui, até o momento, 153 casos confirmados de Covid-19, ocupando a oitava posição entre as cidades mais afetadas pelo vírus.

Participaram da Ação na cidade de Gurupi, coordenada pela Secad e Procon, servidores do Detran e Polícia Militar.