Notícias

O fortalecimento da relação de consumo é abordado durante palestra com fornecedores em Guaraí

07/02/2020 - Thaise Marques/Governo do Tocantins

O que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a atuação do Procon Tocantins, foram assuntos discutidos durante palestra com o tema “Fornecedor consciente - Direitos e Deveres respeitados", nesta quinta-feira, 6, com empresários e trabalhadores do comércio em Guaraí. A ação foi realizada pela Associação de Comercial, Empresarial e Agropecuária (Aciag) em parceria com o Núcleo de Atendimento do órgão de Defesa do Consumidor no município.

Dúvidas sobre garantias e troca de produtos, direito de arrependimento, solidariedade de fornecedor e fabricante foi alguns dos questionamentos dos participantes. Ao todo 20 pessoas estiveram presentes. Ainda na ocasião, foi explicado a importância da adesão dos fornecedores à CIP eletrônica e o que é a plataforma consumidor.gov.br. 

Os técnicos do Procon Tocantins, explicaram que é fundamental os fornecedores ter conhecimento das suas responsabilidades com o consumidor. Informaram o que é relação de consumo e como podem ser evitadas reclamações.

“Abordamos as principais práticas que desatendem à legislação e prejudicam a relação entre consumidor e fornecedor. E como isso pode ser melhorado. O Procon Tocantins tem investido em políticas de orientação e informação por meio da Educação para o consumo”, destacou a chefe do Núcleo de Atendimento, Maria Júlia Silva.

O presidente da Aciag, Antonio Lemos, falou do interesse da Associação em capacitar os fornecedores. “A parceria com o Procon tem nos permitido, além de capacitar nossos empresários, melhorar a satisfação do consumidor e reduzir os índices de reclamações”, afirmou Lemos.