Notícias

Novembro Azul, Procon Tocantins reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata com programação em Araguaína

09/11/2020 - Luciene Lopes/Governo do Tocantins

Cuidar da Saúde também é coisa de homem. Essa preocupação não se trata de agir contra os sintomas, mas cuidar, preventivamente, da saúde no todo, o físico, a mente, da qualidade de vida, do lazer e das relações pessoais.

Nesse sentido, o Procon Tocantins, por meio do Núcleo Regional de Araguaína, realizará nesta quinta-feira, 12, a palestra “Homem também se cuida”. O evento faz parte da Campanha Novembro Azul que reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ministrada pela médica, Fiama Viana, a palestra contará com a participação de colaboradores, consumidores e dos alunos do ITPAC.

O Diretor do Procon de Araguaína, Manoel Messias Moreira de Brito explica que a programação busca incentivar os homens para os cuidados e prevenção seja jovem ou adulto, “assim poderemos contribuir com a redução das taxas de mortalidade e morbidade além de melhorar a qualidade de vida dos homens”.

Dados

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2020 surgirão mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Ainda, segundo o instituto, se o tumor for diagnosticado precocemente e dentro da próstata, a cura pode chegar a 90%. Porém, o preconceito ainda é o grande vilão no combate à doença.

Referindo-se aos dados do Inca, o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, considera urgente a necessidade de promover a mudança de comportamento dos homens em relação à saúde. “É primordial que alertemos a população masculina para a importância de adotar hábitos mais saudáveis e da realização dos exames periódicos para detectar o câncer de próstata”, observou acrescentando que levar informações aos consumidores também é papel dos órgãos de defesa do consumidor.

Entenda mais

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de uma maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, e produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides liberados durante o ato sexual.

O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais. (Com informações/ Blog da Saúde/Ministério da Saúde.