Servidores do Procon Tocantins participaram de treinamento sobre competências relacionais

29/08/2019 - Luciene Lopes/Governo do Tocantins

Transformar as conversas do dia-a-dia, que muitas vezes afetam as relações interpessoais e intersetoriais, em diálogos construtivos e relações saudáveis foi o assunto vivenciado pelos servidores do Procon Tocantins nesta quinta-feira, 29, durante um encontro com a mestranda em psicologia pela PUC/GO, Rita Godoy Cavalcanti.  O tema “A arte de conversar: diálogos que transformam” se baseou na teoria da comunicação Não Violenta, desenvolvida pelo psicólogo Marshal Rosemberg.

Durante a ação integrativa, promovida pela gerência de Educação para o Consumo, foi demonstrado aos servidores, por meio de dinâmicas, o poder de transformação das conversas, uma vez que cada pessoa se conecte com seus sentimentos e necessidades e desenvolva a habilidade da escuta ativa, podendo assim estabelecer uma comunicação autêntica, com empatia e honestidade, minimizando as zonas de conflito.

Segundo a técnica em defesa do consumidor, Liliane de Moura Borges, que é estudiosa do tema, a comunicação não violenta atua de maneira simples e prática na causa dos conflitos e desafios de relações. Para ela, oportunizar o estudo e a prática das diversas maneiras de se comunicar é um caminho para promover maior integração, comprometimento, autocuidado e conexão entre os servidores e estagiários.

“Essa vivência deu início a criação de um espaço onde os servidores possam ter conversar e debater temas como honestidade, sentimentos, empatia, respeito, de modo que possam transformar posturas e desenvolver  crescimento pessoal. Somos seres relacionais”, esclareceu Liliane, lembrando que a proposta do setor é que essas ações integrativas e de valorização do servidor passem a fazer parte do calendário de atividades do Procon.

A responsável pelo setor da Dívida Ativa, Aline Luanda parabenizou o superintendente do Procon Tocantins, pela iniciativa  ressaltando que o momento foi proveitoso para o Procon, uma vez que proporcionou maior interação entre os servidores, oportunizando um grande conhecimento interpessoal. “Tal iniciativa tende a valorizar os servidores fazendo com que se sintam parte importante da administração, contribuindo com a autoestima e a motivação de todos”, enfatizou.

Para o servidor do setor de Informática, Danilo Pereira de Freitas, o conteúdo apresentado por meio de dinâmicas e uma conversa informal, “foi importante porque pode mostrar o caminho para nos aproximarmos mais uns dos outros enquanto equipe”.

A psicóloga Rita Godoy Cavalcanti revelou que o resultado obtido durante a dinâmica, onde os servidores puderam falar e escutar os seus sentimentos, foi satisfatório, “pois os ajudou a desmistificar a resistência que cada um as vezes  tem  ao ter que falar de si, na espera de que o outro sempre o perceba.  Avalio esse trabalho, com os servidores do Procon, como  uma sementinha plantada em terreno fértil”.

O superintendente do Procon, Walter Viana,  agradeceu a ministrante do tema Rita Godoy Cavalcanti, pela disponibilidade em contribuir com a equipe do Procon com técnicas voltadas para uma comunicação mais assertiva. Também externou sua gratidão ao setor de Educação para o Consumo pelo empenho bem como o dos demais setores em participar.

“Essa preocupação com os servidores é válida uma vez que a equipe da instituição precisa estar conectada entre si, para assegurar um diálogo transparente com o consumidor e com o fornecedor, nas diferentes formas de atendimento proporcionadas pelo órgão. É também necessário que as ações do governo cheguem com clareza à população, por isso, o servidor deve estar preparado para uma comunicação autêntica e empática”, finalizou.