Notícias

Procon realiza ação educativa do Fiscal Mirim e aborda consumo consciente infantil

29/08/2019 - Thaise Marques/Governo do Tocantins

Com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância do consumo consciente, uma vez que são alvo das campanhas de marketing e publicidades que as convidam a consumirem cada vez mais cedo, o Procon Tocantins realizou uma ação educativa na manha desta quinta-feira, 29,  no Centro de Educação Infantil (CEI) Elizabeth Alves Carvalho.

Com o tema “Ser criança e a Educação para o Consumo”, a palestra foi realizada por técnicos do Núcleo de Atendimento de Araguaína, com 200 crianças de 3 a 6 anos de idade. A ação faz parte do Projeto Fiscal Mirim e que incentiva e orienta  as crianças para que tornem fiscais na hora da compra de qualquer produto.

“O público infantil é super vulnerável, por isso se não forem bem orientadas, podem se tornar jovens consumistas, além de vítimas de muitos problemas causados por formas inadequadas de consumo”, afirmou o diretor do Núcleo, Manoel Messias.

De forma lúdica e interativa, foi repassado para os pequenos consumidores o que é propaganda abusiva e enganosa e seus direitos. Da mesma forma, como é feita a atuação do Procon em defesa do consumidor.

“O uso dos personagens de super heróis, consegue chamar à atenção das crianças. Trabalhamos a importância do papai e da mamãe quando dizem que não podem comprar porque não tem dinheiro”, explicou a coordenadora de Educação para o Consumo, Renata Vasconcelos.

Fiscal Mirim

O projeto Fiscal Mirim é realizado nos 11 núcleos do Procon nas unidades de ensino. Durante as atividades, as crianças estão recebendo material informativo que contém itens importantes que devem ser observados na hora das compras.