Procon Itinerante realiza ações de conscientização em Xambioá

09/05/2019 - Thaise Marques/Governo do Tocantins

Verificação da validade de produtos, consumo consciente, propagandas abusivas e direitos básicos dos consumidores foram alguns dos temas abordados com crianças e jovens na primeira ação do Procon Itinerante em Xambioá, nessa quarta-feira, 8. Na ocasião, uma equipe de atendimento do Procon Tocantins realizou atendimentos referente as reclamações e demandas dos consumidores.

O projeto tem como  objetivo promover ações relativas à defesa do consumidor nas cidades que não possuem os núcleos de atendimento. E visa ainda, alcançar o maior número de consumidores através dos programas desenvolvidos pelo órgão voltados para Educação para o Consumo e atendimento ao público.

Com ações lúdicas e peça teatral apresentada por personagens de super-heróis, foi explicado para o público infantil e jovem que todo consumidor deve estar atento aos seus direitos.

“De forma bem descontraída e pedagógica, falamos que devido a quantidade excessiva de propagandas muitas vezes as crianças e jovens tornam-se um público fácil. Por isso a importância de conscientizar, explicar e informar sobre consumo consciente. Além de tudo mostrar como estão vulneráveis, se não souberem dos seus direitos”, ressaltou o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana.

Já com os empresários e comerciantes foi discutido o que é o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os fornecedores foram orientados em como lidar com situações de conflitos com consumidores, precificação, validade dos produtos e propagandas.

O diretor do Núcleo de Araguaína, Manoel Messias, falou da importância da ação. “Queremos que os fornecedores entendam que o Procon não é um vilão, assim como o Código de Defesa do Consumidor. Ao contrário buscamos trabalhas em parceira para melhorar as relações de consumo entre consumidor e fornecedor”, explicou Messias.

Procon Itinerante

A próxima ação do Procon Itinerante acontece no próximo dia 16, no município de Ananás. O projeto faz parte do Eixo Temático “Proteção e Defesa do Consumidor” e tem como foco a modernização administrativa e a educação para o consumo.

Realização

O Procon Itinerante foi realizado pelo Governo do Tocantins em parceria com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Associação Comercial, por meio do Núcleo de Atendimento de Araguaína. As atividades foram realizadas nas Escolas Municipal Dom Cornélio, Estadual Juliana Barros e na Câmara Municipal de Xambioá.