Para estimular o consumo consciente com alunos em Filadélfia, Procon/TO realiza atividades do “Fiscal Mirim”

27/03/2019 - Thaise Marques/Governo do Tocantins

Com dinamismo, interação e muita informação, o Procon Tocantins por meio do Núcleo de Atendimento de Araguaína, realizou na manhã desta quarta-feira, 27, uma palestra sobre Direitos do Consumidor para alunos do 4º ao 8° da Escola Estadual Adeuvaldo de Oliveira Moraes, em Filadélfia.

Mais de 400 crianças e adolescentes puderam conhecer sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), assim como atento aos seus direitos e como denunciar quando os mesmos não forem cumpridos. Na ocasião, os estudantes se comprometeram a ser fiscais mirins do Procon no município e reproduzir o aprendizado com os pais, familiares e amigos. Ação é realizada  em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e Prefeitura Municipal de Filadélfia.

Entre os assuntos abordados, técnicos do Procon/TO explicaram quando pode ser realizada a troca de um produto, o que é o preço abusivo e quando uma propaganda é considera enganosa.  Para que os estudantes entendessem o trabalho da gerência de Fiscalização, um fiscal explicou a função e a importância dos serviços realizados. Pesquisas de preços, validade de produtos e verificação de denúncias, foram alguns dos exemplos citados.

O superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor, Walter Viana, explicou  que essas orientações fazem toda a diferença na vida do cidadão na fase adulta, uma vez que elas contribuirão para torná-lo um consumidor consciente dos seus direitos. “A educação é a melhor maneira de ensinar aos jovens sobre o consumo consciente. Esta parceria com as escolas em discutir os direitos do consumidor com os alunos é mais uma ação que o Procon desenvolve para assegurar que o CDC seja cumprido”, destacou

Para o diretor de Atendimento, Manoel Messias, reforçou que o projeto Fiscal Mirim é mais uma maneira de ensinar os estudantes a estarem atentos aos seus direitos. “É um público muito vulnerável, principalmente com a quantidade de informações que recebem nas mídias o tempo todo. O Fiscal Mirim é uma forma lúdica de fazer um compromisso com eles para atuarem e também que sejam responsáveis em suas atitudes enquanto consumidor”, explicou Messias.

Fiscal Mirim

O projeto Fiscal Mirim é realizado nos 11 núcleos do Procon em escolas. Durante as atividades, as crianças estão recebendo material informativo que contém itens importantes que devem ser observados na hora das compras. A dinâmica do projeto é fazer com que os alunos se tornem fiscais na hora da compra de qualquer produto.