Parceria entre núcleo regional do Procon Tocantins  e prefeitura de Colinas orientou mais de 140 idosos nesta quinta-feira

29/11/2019 - Luciene Lopes/Governo do Tocantins

Uma ação conjunta entre o núcleo regional do Procon Tocantins  e Prefeitura de Colinas, por meio da Secretaria de Assistência Social tem levado orientações para jovens e idosos do município e região. A atividade é resultado de uma parceria firmada este ano.

Fruto desse trabalho, nesta quinta-feira, 29, cerca de 140 idosos participaram da palestra “Educação para o consumo consciente”. O encontro contou que com a presença do superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana  foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados de Colinas (OAB).

.A palestrante Sheila Cunha, conciliadora do Procon destacou assuntos de relevância para o cotidiano da terceira idade, dentre eles, a idade ideal para aposentadorias e pensões além de outros assuntos como o uso do cartão de crédito e as fraudes em torno dessa modalidade financeira, empréstimo consignado e o direito a passagem no transporte público intermunicipal.

O Superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, elogiou a iniciativa do núcleo de Colinas  e Prefeitura e reafirmou a importância de levar informação para esse público, considerando que são pessoas hipervulneráveis e estão expostas as mais diversas formas de fragilidade no seu dia-a-dia. “Por isso é importante estarmos atentos, em especial a esta faixa etária, para que sejam assegurados os seus direitos e também sejam resguardados com políticas públicas voltadas para a informação, saúde e a assistência social.

Para o gerente do núcleo de Colinas, Abnael Rodrigues Ferreira, o trabalho de informar e conscientizar as pessoas é um processo que leva tempo, “Mas se unimos forças se torna mais fácil de alcançar os resultados que esperamos, que são pessoas cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres, destacou o gestor do núcleo, esclarecendo que o núcleo também firmou parceria com  a Vigilância Sanitária do município e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec)

Para a secretária de Assistência Social, Michela Rabelo, “essa parceria surgiu da grande procura dos idosos sobre seus direitos. Para sanar estas dúvidas, buscamos o apoio do Procon. Sei que hoje eles vão sair daqui mais esclarecidos e confiantes”, destacou a secretária.

Participaram do encontro os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santo Antônio e CRAS Santa Rosa.

Marcaram presença no evento, o prefeito Adriano Rabelo e os vereadores Marcão da PRF, Augusto Agra e outras autoridades.