Procon Regional de Araguaína  e parceiros iniciam nesta quarta ação itinerante nos bairros

26/11/2019 - Luciene Lopes/Governo do Tocantins

O Núcleo Regional do Procon de Araguaína, em parceria com OAB, seccional de Araguaina, Faculdade de Ciêcias do Tocantins( Facit), Centro Universitário (UNITPAC), Universidade Católica e Colégio Santa Cruz iniciam nesta quarta-feira, 27, o projeto  "Procon itinerante". A primeira etapa do projeto será realizada na Escola Municipal Francisco Bueno de Freitas, no setor Maracanã, das 16 às 20h.

Um dos objetivos do projeto é reduzir as diferenças entre as diversas realidades sociais do município, proporcionando às comunidades acesso mais facilitado aos serviços disponíveis.  A iniciativa também visa oportunizar os alunos das instituições envolvidas a vivenciarem, na prática, as demandas de suas futuras profissões. A integração das instituições de ensino superior com a população é também uma das finalidades da proposta.

As comunidades terão acesso aos serviços de saúde, educação, orientações consumeristas, palestras nos bairros onde as ações serão realizadas. Para dinamizar o atendimento, será realizada uma triagem no local de acordo com a necessidade de cada pessoa.

O diretor do Núcleo Regional do Procon em Araguaína, Manoel Messias, idealizador do projeto, acredita que iniciativa vai beneficiar consideravelmente as comunidades bem como toda a sociedade araguainense. A distância, de acordo com Manoel Messias, na maioria das vezes, dificulta as comunidades de terem acesso aos serviços, causando diferentes realidades para a gestão pública administrar.

“Acredito que os projetos sociais são modelos de transformação e são por intermédio de medidas como esta, que vai ao encontro da população, é possível transformar uma realidade, principalmente de crianças e adolescentes”, destacou.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destacou que as iniciativas sociais são de extrema relevância, uma vez que elas aconteçam de forma coordenada e contínua. “O acesso aos serviços além de ser um direito de todo o cidadão é o meio de contribuir com a sua formação. A cidadania é sem dúvida um dos principais caminhos para impactar de forma positiva as comunidades, as cidades e o País, concluiu.

Serviços e atendimento

O Procon atenderá o público com palestra de orientação e atendimento ao consumidor.

Já os acadêmicos de odontologia da FACIT farão atendimento básico odontológico e os acadêmicos de medicina veterinária atuarão com atendimento aos animais de pequeno porte do setor. Na área da psicologia, os acadêmicos da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO) farão atendimentos e orientações à comunidade.

A UNITPAC por meio dos acadêmicos de medicina irão orientar a comunidade sobre a prevenção de pequenos acidentes, e os acadêmicos de enfermagem farão testes de glicemia e aferição de pressão.

No atendimento jurídico, o Procon contará com a parceria da OAB seccional de Araguaína para orientação  sobre seus direitos. Com o intuito de aproximar a cultura das comunidades, a Banda MIrim do Colégio Santa Cruz além de se apresentar, falará sobre música e instrumentos musicais com as crianças e adolescentes.

Projeto

A elaboração do projeto "Procon itinerante nos bairros", ainda contou com a participação dos servidores: Neidivaldo Ribeiro dos Santos, Renata Aguiar de  Vasconcelos, Franklin Rodrigues Sousa Lima, Philippe Alexandre Bitencourt, Grace Anne Lucena Souza e João Antônio Moreira.