Notícias

Arte, reflexão e autocuidado estiveram na programação do Procon Tocantins  em homenagem ao “Dia do servidor público”

30/10/2019 - Luciene Lopes/Governo do Tocantins

Em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado no ultimo dia 28 de outubro o Procon Tocantins realizou uma programação com atividades que abordassem assuntos que fosse ao encontro da necessidade individual de cada colaborador. Na terça-feira, 29, no Cine Debate foi exibido o filme “Um banho de vida” com a participação do mediador, o psicólogo Rodrigo Monteiro. E, nesta quarta-feira, 30, foi realizada uma roda de conversa sobre “Autocuidado”, com o médico mastologista, Marcio Abreu.

A programação alusiva ao “Dia do servidor” faz parte da política de valorização do servidor, desenvolvida pela superintendência do Procon Tocantins por meio da gerência de Educação para o Consumo. Para o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, “o desempenho de cada servidor não depende apenas de técnicas sobre as atividades que ele realiza na sua área, mas é preciso promover uma rede de apoio psicológico e emocional como suporte. Acreditamos que esse alinhamento fará com que o servidor esteja de fato preparado para as tarefas do dia-a-dia”, avaliou   

O filme

Durante a trama, o personagem Bertrand de 40 anos, sofre de depressão. Depois de um tratamento ineficaz, ele começa a frequentar a piscina de seu bairro, e se junta a uma equipe de nado sincronizado masculina, algo incomum dentro do esporte. Sob o comando de Delphine, uma ex-atleta vitoriosa, Bertrand e os novos companheiros decidem participar do campeonato mundial de nado sincronizado e encontram, enfim, um novo propósito para sua vida.

De acordo com a gerente de educação para o Consumo, Liliane Borges, a comédia francesa de Gilles Lellouche mostra a empatia e a rede de apoio como um fator essencial para ajudar aqueles homens a superarem obstáculos como a depressão, a falta de perspectivas e as dificuldades de relacionamento. “Além da diversão para os servidores a exibição promoveu reflexão sobre o poder de uma boa conversa com autenticidade e olho no olho”, relatou .

Com a participação dos servidores, o psicólogo Rodrigo Monteiro trouxe a luz aspectos pontuais explorados no filme. “Essa lição pode ser relacionada com o nosso ambiente de trabalho, uma vez que também podemos formar redes de apoio e fortalecer os nossos laços inter-humanos, visto que é um dos locais em que passamos mais tempo e deve ser um ambiente agradável, e não o contrário”, observou.

Roda de Conversa

Durante conversa com as servidoras do Procon Tocantins, o Mastologista Marcio Abreu falou sobre os diversos aspectos do câncer de mama, os cuidados com a alimentação, realização de exames e auto-exames, sintomas da doença, tratamento e índices de mortalidade. Sobre a queda da mortalidade em decorrência da doença, o médico especialista destacou que é indispensável a realização da mamografia, ter acesso às informações em saúde e a atitude por parte da sociedade civil organizada.

“O preconceito com o exame, a baixa adesão da população em geral são questões que dependem de um alinhamento entre a sociedade civil, os gestores e os profissionais da área médica para que a realidade no Estado possa ser transformada, observou.

Segundo o médico palestrante, dados do INCA dão conta de que cerca de 60 mil novos casos da doença surgem todos os anos e que 80% das lesões, quando as pacientes buscam atendimento estão em estágio avançado, ou seja, 3 e 4. Para concluir, o mastologista Marcio Abreu alertou e conclamou as mulheres para que, independente de campanhas, cada uma seja propagadora das informações em saúde considerando que a doença existe entre nós e a conscientização pode diminuir o avanço da mortalidade pela doença.

.Campanha

 Sobre a campanha Embaixadoras do amor” o especialista Márcio Abreu disse que o evento, por meio das 20 embaixadoras cumpriu seu papel de levar informação e conscientização, com mudanças de paradigmas da população em geral e dos gestores em relação à luta contra o câncer de mama no Tocantins. “A idéia é que ações como a nossa neste “Outubro rosa” venham  melhorar o enfrentamento contra a doença e reduzir o número de mortes por esta causa”, finaalizou.

A servidora, Michelany Gloria considerou o momento oportuno porque sanou dúvidas, alertou sobre aspectos importantes como o preconceito referente a mamografia além de sensibilizar sobre a importância da prevenção.