Notícias

Dia Internacional do Consumidor é comemorado com vasta programação

09/03/2018 - Luciene Lopes/Governo do Tocantins

Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, 15 de março, a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon) promove uma vasta programação, com destaque para o 1° Simpósio Interinstitucional sobre direito do consumidor, que ocorre em parceria com a Defensoria Pública Estadual (DPE) e a Ordem de Advogados do Brasil (OAB).

O endividamento do consumidor tocantinense é o tema central do simpósio que será realizado no dia 15, das 9 às 12 horas, no auditório do Procon. Durante o evento, serão abordadas noções, quanto à prevenção do endividamento nos contratos bancários e imobiliários, e a ocorrência do (super) endividamento que tem como público-alvo servidores, advogados, estudantes e a comunidade em geral.

 Programação

Por meio de uma parceria com o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Serra do Carmo (Fasec), no dia 12, às 19 horas, será ministrada a palestra Critérios para organização do orçamento pessoal e familiar, para as reeducandas da Unidade Semiaberto Feminino de Taquaralto.

Com ênfase na educação para o consumo do público idoso, no dia 14, às 8 horas, no Conselho de Referência e Assistência/Jardim Aureny III (CRAS), o Procon-TO ministrará a palestra Fatores de risco aos consumidores de terceira Idade: empréstimos, seguros e planos de saúde.

Fechando a programação, na sexta-feira, 16,  às 8 horas da manhã, no auditório da Acipa, uma parceria com o Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE, levará aos empresários a palestra A conciliação nos conflitos de consumo e a plataforma consumidor.gov.br.

Para o gerente de Educação para o Consumo, José Santana Júnior, as comemorações com foco no consumidor são válidas oportunidades para evidenciar a importância da educação para consumo no exercício da cidadania com temas relevantes para a relação de consumo. “Por isso, juntamente com a DPE e a OAB, pensamos numa programação com assuntos bem atualizados e que esclareçam o consumidor para que, sobretudo, saiba exigir seus direitos e exercer seus deveres”, observa.

O superintendente do Procon/TO, Nelito Vieira Cavalcante, considera que a programação contempla um dos fatores mais importantes para o consumidor que é adquirir conhecimento. “Quando temos uma sociedade que conhece bem seus direitos e deveres, as demandas são reduzidas e, com isso, temos economia de tempo e dinheiro público, que poderão ser revertidos em benefício da própria população”, conclui, acrescentando que a parceria com DPE, OAB e FASEC, é de suma importância para a abordagem dos temas em pauta.

As inscrições pode ser feitas por meio do link http://evento.defensoria.to.gov.br/i-simposio-interinstitucional-sobre-direitos-do-consumidor-o-endividamento-do-consumidor-tocantinense/inscricao/