Em Gurupi Núcleo do Procon  realiza ação de cidadania em comemoração ao Dia Internacional do consumidor

12/03/2018 - Luciene Lopes/Governo do Tocantins

Simultaneamente a programação do Procon-TO, em Palmas, em comemoração ao dia Internacional Consumidor, dia 15 de março,  que acontece em parceria com a Defensoria Pública Estadual (DPE) e a Ordem de Advogados do Brasil (OAB), o Núcleo Regional de Gurupi, também realiza, entre os dias 12 e 16, uma ação que visa levar cidadania a população por meio de orientações sobre os direitos dos consumidores em diversos setores.

Programação

A abertura das atividades foi realizada nesta segunda, 12, na escola Municipal Vila Nova. As palestras foram ministradas pelo administrador Antônio Jorge sobre “Carteiras estudantis” e “Saúde alimentar” com a farmacêutica Mariana Lêda Barros.

Já no dia 13, terça-feira, é a vez dos alunos da escola Educandário Evangélico Ebenezer, ficarem inteirados sobre o documento de identificação estudantil. E,  no dia 15, às 8h, no núcleo regional do Procon, acontece a palestra para proprietários e revendedores de passagem, O tema “Direito a passagem gratuita e atendimento ao idoso”, será ministrado pela defensora pública Lara Gomide Nóbrega de Sousa.

Para encerrar a programação, na sexta-feira, 16, no município de Crixás-TO, acontecem mais duas atividades da programação, as palestras: “Práticas abusivas” com o administrador Antônio Jorge e “Saude Alimentar” com o médico, clínico geral, Vladmir Tanayo. O evento é uma parceria com a secretarias  municipal de Gurupi e Crixás e Defensoria Pública.

Segundo o chefe do núcleo de Gurupi, Cleicivon Martins, o objetivo dessa programação é munir as pessoas de informações uma vez que a evolução tecnológica tem provocado mudanças muito rápidas na sociedade. “As escolas não têm tido tempo de acompanhar e ficar inteiradas sobre tantas mudanças por isso é importante que, principalmente as crianças e adolescentes, cresçam sendo conhecedoras sobre as relações de consumo em um contexto cada vez mais competitivo e com as mais variadas opções de consumo. Por isso é importante realizarmos ações como esta de ir até as escolas com o intuito de levar informações e sanar dúvidas” avaliou.

Para o superintendente do Procon-TO, Nelito Vieira Cavalcante, o governo do Tocantins, por meio do Procon, tem demonstrado uma  preocupação peculiar em formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios das novas tendências  que estimulam o consumo exacerbado . “É preciso despertar nas crianças noções adequadas sobre o consumo, uma vez que elas já nascem inseridas nesse contexto, explicou acrescentando que essa consciência sobre as relações de consumo a transformará em um cidadão comedido e capaz de reconhecer seus direitos e cumprir com seus  deveres”, avaliou.