Notícias

Cinthia Ribeiro destaca parceria do governo do TO para estruturar o Procon municipal

11/12/2018 - Luciene Lopes/Governo do Tocantins

Durante a inauguração do Procon/Palmas, nesta terça-feira, 11, a prefeita Cinthia Ribeiro destacou a importância do governo do Estado por meio do Procon em todo o processo de estruturação do órgão. A chefe do Executivo ressaltou ainda que a parceria por meio do termo do cooperação técnica é fundamental para oferecer ao cidadão o atendimento das suas demandas.

“Agradeço ao governador Mauro Carlesse e a todos os servidores do Procon  pelo empenho em integrar à nossa equipe para orientar e capacitar os nossos servidores. Essa parceria só foi possível porque entendemos que desfeito os palanques  o que importa é o serviço que devemos prestar a cada cidadão. O Procon Palmas hoje é um marco para a capital e para a nossa gestão, agradeço, também, a minha equipe pelo dinamismo diante dos desafios e ainda o apoio da Câmara Municipal”.  

O superintendente do Procon/TO, Walter Viana, ressaltou que o serviço no município chega para potencializar a orientação do cidadão, por meio do trabalho preventivo, educativo e de resolutividade e, que  nessa ordem a arrecadação deixa de ser prioridade. “Temos agido assim na esfera estadual e tenho certeza que também será da mesma forma no executivo municipal. Esse tripé é o que dá sustentação as relações entre consumidor e fornecedor, enfatizou, ressaltando que o cidadão tocantinense a partir de hoje passa a contar com mais um canal de atendimento ao consumidor

Ao cumprimentar o representante do setor empresarial, o Presidente da Fieto, Roberto Pires, o gestor do Procon ressaltou que  tem buscado tanto à frente do Procon quanto na coordenação do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (Sedc)  retomar o diálogo com o setor empresarial, enfatizando que mesmo diante da pressões de alguns setores da sociedade é preciso ter coragem  para a cada dia implementar novas políticas em defesa do cidadão e consumidor, que está cada  vez mais vulnerável ao sistema.

O superintende do Procon municipal, Dulcélio  Stival também destacou que a educação deve ser a ação principal do Procon, considerando que não se deve cobrar sem antes orientar. “Só podemos cobrar um comportamento das pessoas quando permitimos a elas o acesso a informação”, observou informando que os próximos postos de atendimento do Procon Municipal serão instalados em Taquaralto e no Shopping Capim Dourado.

O Procon municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h dentro de Resolve Palmas, situado na Avenida JK.

O evento contou ainda com a presença de autoridades políticas, municipal e estadual, representantes do setor privado, servidores e populares.