Título de Capitalização

Ao assinar qualquer contrato o consumidor deve ler atentamente todas as suas cláusulas pedindo esclarecimentos sobre aquelas que tiver dúvidas. Pode solicitar, também, que as promessas verbais façam parte do contrato ou de um adendo, datado e assinado.

No caso de título de capitalização o consumidor deve ter bem claro seu objetivo. A principal característica dessa contratação é dar ao cliente a oportunidade de concorrer a prêmios, como uma espécie de loteria. Existem vários planos no mercado e alguns deles são vendidos como se fossem formas de se comprar imóveis ou consórcios.

Nesse tipo de contrato, uma parte das mensalidades pagas pelo consumidor é destinada às despesas administrativas da empresa, outra é para os sorteios e uma terceira parte para a provisão matemática, que é o valor que o consumidor resgatará no final do prazo contratado. Nada garante que esse valor será suficiente para comprar um imóvel ou um carro, conforme destacam diversas propagandas. Se o consumidor desistir antes do prazo, só receberá um pequeno percentual da quantia que foi destinada à reserva matemática.