Juros

Juros é o valor pago pelo tomador do dinheiro ao credor, isto é : a remuneração que a instituição financeira recebe pelo empréstimo do dinheiro.

Assim, sempre que o consumidor precisar financiar ou comprar produtos, utilizar empréstimos bancários ou limite especial, ele deve fazer uma pesquisa no mercado e optar pelo fornecedor que oferecer taxas menores. É preciso ainda analisar atentamente as cláusulas contratuais. No contrato de financiamento ou empréstimo, deve estar claro qual a taxa de juros pactuada entre as partes, o número de prestações, sua periodicidade e respectivos valores.

As parcelas devem ser pagas até a data de vencimento, porque em caso de atraso os encargos, que também devem estar previstos nos contrato, costumam elevar significativamente o total da dívida.

Sempre que o consumidor tiver dificuldade em conferir o que está sendo cobrado, ele pode solicitar planilha discriminando o cálculo. Caso entenda que há indícios de abusividade, e não obtendo resposta satisfatória do fornecedor, a questão pode ser discutida judicialmente.