Estacionamentos

Estacionamentos

Estacionamentos periódicos

Os preços, que variam de acordo com cada região, devem estar afixados em local visível e de fácil leitura. É aconselhável que o consumidor verifique se o seu relógio está de acordo com o do estacionamento, se a identificação do veículo (modelo, placa) está correta e também que seja informado sobre prazo de tolerância, se houver. A cobrança de fração de hora é facultada ao estabelecimento.

Os estacionamentos podem ser questionados caso venha a ocorrer roubo ou furto do veículo, ou se ao retirá-lo o consumidor notar que houve algum dano. De imediato, o consumidor deve comunicar o fato aos responsáveis pelo serviço e protocolar, formalmente, um documento junto ao estabelecimento. Em seguida deve registrar boletim de ocorrência em uma delegacia. Tais registros podem servir de prova em caso de discussão judicial. Isso não o impede, porém, de tentar um acordo amigável.

Estacionamentos mensal

Quando o consumidor é mensalista, é recomendável fazer um contrato por escrito, discriminando formas de reajuste, data de vencimento, multa por atraso, direito de rescisão contratual e a discriminação dos acessórios do veículo (rádio, toca-fitas, CD-player, etc).

O consumidor deve guardar todo e qualquer comprovante de uso do estacionamento ou ainda nota fiscal, ticket de compra ou similar que comprovem que ele esteve no estabelecimento, pois estes podem ser usados como prova em caso de abertura de reclamação por problemas de dano, furto ou roubo do veículo. Estas questões também podem ser discutidas judicialmente.

Cláusulas que eximam os estacionamentos de responsabilidades por furtos e danos causados no veículo são nulas, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Valet Services

Os valet services são serviços de estacionamento oferecidos normalmente em eventos, shows e solenidades, onde manobristas recepcionam o veículo do consumidor, encarregando-se de estacioná-lo em área privativa e/ou pública, mediante o pagamento de um valor fixo, que deve ser informado previamente. O valor pelo serviço pode ser cobrado antecipadamente. Como são contratados pelo realizador do evento, existe solidariedade entre este e o prestador de serviços no que se refere à responsabilidade por furto ou vício de qualidade do serviço.

Guarda de veículos em restaurantes

Requerem também alguns cuidados:

O consumidor deve certificar-se se realmente está entregando as chaves de seu carro para o manobrista do restaurante;

É aconselhável que tente se informar sobre o local onde o carro será estacionado (local fechado ou na rua), pois muitas vezes pode ser surpreendido por alguma multa;

O estabelecimento deve responder pela reparação de danos ou quaisquer outros prejuízos que o consumidor venha a ter enquanto seu veículo estiver sob sua responsabilidade.

Toda vez que o consumidor confiar seu carro a um manobrista de valet service ou restaurante, ele deve ter o cuidado de exigir e guardar o comprovante de entrega e/ou pagamento, com as anotações de início e término da guarda e o respectivo preço.