Notícias

Procon-TO faz parceria com o Procon-SP para treinamento de multiplicadores

05/06/2017 - Wanja Nóbrega

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-TO) é a primeira instituição do país a fazer parceria com a Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) para trabalhar com o projeto “Saber Consumir”. O projeto consiste em trabalhar junto às escolas para que insiram em suas disciplinas conteúdos que tratem dos direitos do consumidor.

Nestas quarta-feira e quinta-feira, técnicos dos núcleos do órgão de defesa do consumidor de todo o Estado participam de um treinamento especial, na sede da entidade, em Palmas.  Agentes da Fundação Procon-SP fazem apresentação do material didático, produzido pela Fundação e doado ao Procon-TO, para auxiliar no trabalho das escolas. O material consiste de vídeos, manual do multiplicador e Código de Defesa do Consumidor.

Segundo José Santana, gerente de Educação para o Consumo do Procon-TO, o objetivo desse treinamento é padronizar as atividades na área da educação e a parceria inédita com a Fundação Procon-SP é vital, uma vez que além da doação de material de trabalho, técnicos daquela unidade também vieram ao Tocantins para formar os multiplicadores locais.

O superintendente do Procon-TO, Nelito Cavalcante, informou que o Procon-SP é o mais antigo do Brasil, sendo anterior ao próprio Código de Defesa do Consumidor, e também um dos mais atuantes em todo o país. “Por isso a troca de experiência com técnicos de lá será um divisor de águas em nossas atividades”, prevê José Santana.

Entre os pontos discutidos durante o treinamento está a elaboração de palestras diferenciadas para atender aos diversos públicos, uma vez que todo cidadão, independente da classe social ou idade, é um consumidor. Outro ponto importante é mostrar que a finalidade do Procon, de maneira geral, não é estimular o consumo, mas sim preservar a integridade da relação entre consumidor e fornecedor.

Compartilhe esta notícia