Notícias

Procon/TO realiza monitoramento de  preços para evitar fraudes na Black Friday

22/11/2017 - Luciene Lopes/Governo do Tocantins

Para auxiliar o consumidor a não cair nas armadilhas das falsas promoções, a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon/TO) vai disponibilizar um plantão especial para monitoramento nas lojas nesta quinta e na sexta-feira. Porém esse trabalho de averiguação de preços está acontecendo desde o dia 10 novembro, onde mais de 140  produtos em 14 lojas físicas, da Capital, já foram vistoriados  com o intuito  de identificar eventuais ofertas enganosas.

Eletrodomésticos, veículos, equipamentos de informáticas e peças de vestuários são alguns dos itens cujos preços vêm sendo coletados e fotografados para que o Procon por meio da gerência de fiscalização faça um comparativo com as promoções que serão oferecidas na próxima sexta-feira, 24.

Segundo o gerente de fiscalização, Magno Silva, essa é a forma de o órgão  checar se os descontos oferecidos são verdadeiros. “O objetivo é coibir uma das maiores reclamações dos anos anteriores, a maquiagem de preços, que chegou a render o apelido de "Black Fraude" à promoção”, observa o gerente, destacando dados nesse sentido. Em 2016 o Procon/TO formalizou dois autos de infração e em 2015, 04.

O superintendente do  Procon/TO, Nelito Vieira Cavalcante  lembra aos consumidores  que,  caso sejam encontrados preços maiores que os praticados antes das ofertas anunciadas ou outras irregularidades, as empresas serão autuadas. De acordo com o artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a pena para quem fizer afirmação falsa ou enganosa é de três meses a um ano de detenção e multa.

“Para evitar qualquer transtorno, nossas equipes estão preparadas para orientar os consumidores e também fornecedores a fim de que todos os procedimentos durante as compras na Black Friday que também já podem ser caracterizadas como as compras de fim de ano ocorram dentro de uma relação de confiança entre consumidor e fornecedor”, concluiu.

Os consumidores poderão denunciar os falsos descontos ou qualquer outra irregularidade, através do DISQUE PROCON 151, em horário comercial e também, presencialmente, na quadra 104 sul, Rua SE-9, lote 36. 

 

Veja ainda os núcleos do Procon no Estado

 

Núcleo Regional de Atendimento em PALMAS CENTRO

Núcleo Regional de Atendimento em TAQUARALTO-PALMAS

Núcleo Regional de Atendimento em PORTO NACIONAL

Núcleo Regional de Atendimento em ARAGUIAÍNA

Núcleo Regional de Atendimento GURUPI

Núcleo Regional de Atendimento em GUARAÍ

Núcleo Regional de Atendimento em ARAGUATINS

Núcleo Regional de Atendimento em DIANÓPOLIS

Núcleo Regional de Atendimento em TOCANTINÓPOLIS

Núcleo Regional de atendimento em COLINAS DO TOCANTINS

 

Compartilhe esta notícia